sexta-feira, 11 de março de 2011

Hoje penso sobre: príncipes desencantados.

Uma das coisas mais comuns entre meninas de 10 a 15 anos - de acordo com minha experiência - é o sonho com um príncipe encantado. Elas ficam horas e horas pensando em como ele vai ser e como vai agir; imaginam flores, declarações, "primeiras vezes", Paris e aventuras - e claro, o cavalo branco. Toda garota espera encontrar o homem dos seus sonhos um dia.
Essa tendência feminina ao romantismo existe desde sempre. A maioria das mulheres teve uma criação repleta de filmes e histórias como as da Branca de Neve e da Moura Torta, em que o bem vence o mal e você se casa com um príncipe, depois de ser resgatada dramaticamente do alto de uma torre. E sem demora, um "felizes para sempre".

Isso ilude.

Muitas mulheres se decepcionam na vida amorosa porque elas são instigadas a acreditar que tudo vai SEMPRE dar certo e que é só virar a esquina e voilá: o amor da sua vida.
Quando você percebe que a realidade é diferente do que lhe foi mostrado, já é tarde. Você já se magoou e aprendeu, da maneira mais dolorosa, como realmente se joga o jogo. Não que isso seja o fim do mundo, afinal, só se aprende sofrendo, porém, seria perfeito se não precisássemos passar por isso.
A maioria das mulheres hoje em dia já não espera por muita coisa. Elas já deram de encontro com a vida real e sabem que homens traem, mentem, omitem e que 99% dos espécimes femininos da raça humana acabam solteiras ou casadas e infelizes. 1% mora na Disney.

Acho que sonhar é bom SIM, mas só um pouco. É necessário manter os pés no chão para que não se caia de uma altura tão elevada no futuro.

(Decidi que vou criar minha filha de forma realista.)

2 comentários:

  1. Em um mundo tão cruel como o de hoje em dia
    sonhar faz bem, mas sempre com os pés no chão e sim seria ótimo se aprendessemos sem ser dessa forma sofrendo tanto mas acaba que como você disse
    muitas ainda se iludem com essas histórias
    E como já dizia uma outra amiga minha
    ''o homem perfeito: não bebe, não fuma, não chega em casa tarde, não trai... enfim, NÃO EXISTE! ^^''

    Mas claro ninguem é perfeito então para conviver precisamos entender um o defeito do outro e aceitar.

    Bom ja filosofei de + :P
    Ótimo texto Lory ;)
    E sim nós vamos pra Paris um dia!!

    ResponderExcluir
  2. É, a realidade é triste, mas nem tanto assim. Príncipes encantados não existem, é óbvio, mas é como o cara do comentário acima disse: "Mas claro ninguem é perfeito então para conviver precisamos entender um o defeito do outro e aceitar". Todo mundo possui defeitos e diferenças, mas é esse tipo de coisa que faz o mundo ir pra frente. Já imaginou se todos fôssemos iguais? O mundo seria um saco!

    Já com relação ao negócio de se desiludir, acredito que existe uma pessoa para cada um de nós. Com certeza deve ser difícil encontrar uma pessoa que parece ser "aquele alguém especial" e depois se desapontar, mas acontece com quase todo mundo. O grande problema é esquecer e seguir em frente. Acho que o mais importante nesse caso é se valorizar, tu mesma já me disse isso uma vez. O que é melhor: ficar pensando na vida ou simplesmente vivê-la? Fico com a segunda opção. Vaguear pelo futuro é legal e muito bom (faço isso direto), mas pra termos o futuro que desejamos temos que lutar por isso e não podemos deixar que um problema amoroso qualquer nos atrapalhe. Pelo menos essa é minha opinião.

    ResponderExcluir